Featured News


Conheça Linhares

Cidade dos verdes e das águas

Linhares é um município brasileiro do estado do Espírito Santo, Sua população em 2010 era de 141.254 habitantes. Possui uma área de 3502 km². Linhares é a cidade capixaba com maior extensão litorânea e maior extensão territorial.

Origens
A vigilância ao tráfico de ouro através do rio Doce deu origem ao Povoado de Coutins, onde, em 1800, foi implantado o Quartel Militar, com o mesmo nome, que fazia a proteção da navegação do Rio Doce. Os índios do grupo Botocudo, nação Gê ou Tapuia, primeiros donos das terras, resistiam tenazmente a qualquer colonização branca na área, até que sucubiram diante do poderio das armas às suas, sendo que os colonizadores os dizimaram totalmente.

O primeiro povoado foi inteiramente destruído por ataques dos índios botocudos. E em 1809, outro povoado foi levantado no mesmo lugar, recebendo o nome de Linhares, em homenagem a Dom Rodrigo de Sousa Coutinho, o conde de Linhares. O povoado ficava situado num platô em forma de meia-lua, às margens do rio Doce. No leste e no oeste do povoado ficavam situados dois quartéis militares para avisar a população de prováveis ataques dos indígenas: um quartel estava situado onde hoje é o Bairro Aviso (daí o nome). O outro, localizava-se nas proximidades de onde fica hoje o Colégio Estadual.

Em 1819, é feita, por ordem de Francisco Alberto Rubim, uma "Vista e Perspectiva do Povoado de Linhares", e nela, vê-se também a Primeira Igreja, construída sob o patrocínio de Rubim. O povoado foi construído em volta de uma praça quadrada (atual Praça 22 de Agosto), que guarda até hoje seu traçado original. Nessa praça que os índios dançavam e cantavam no passado.

Subdivisões

Distritos
Linhares; Bebedouro; Desengano; São Rafael; Córrego Japira; Farias; Rio Quartel; Guaxe; Regência; Bagueira

Bairros
Centro; Colina; Conceição; Juparanã; Três Barras; Aviso; Araçá; Shell; BNH; José Rodrigues Maciel; Lagoa do Meio; Jardim Laguna I; Jardim Laguna II; Parque Residencial Exposição; Interlagos I;Interlagos II; São José; Linhares V; Boa Vista; Nova Esperança (Linhares); Movelar; Planalto; Santa Cruz; Canivete; Vila Izabel; Palmital; Vila Betânia; Vila Capixaba.

Litoral
Pontal do Ipiranga; Povoação; Regência; Urussuquara

Turismo
Está localizada no município de Linhares uma das maiores reservas naturais da mata atlântica, a reserva de Goitacazes, além da reserva particular da Companhia Vale do Rio Doce, a Reserva de Sooretama. Devido a sua topografia extremamente plana, Linhares tem 69 lagoas, algumas de grande porte, como a Lagoa Juparanã, com 30 km de extensão por 4 a 5 km de largura. As lagoas oferecem um importante atrativo turístico, sendo visitadas por milhares de pessoas constantemente.

Linhares é de fácil acesso, pela proximidade da Capital (Vitória), dotada de porto e aeroporto.

A cidade é cortada ao meio pela BR 101, a principal rodovia brasileira. Por ter sido planejada, a cidade possui ruas amplas e longas, bem pavimentadas. As quadras são regulares. A cidade, como todo o município, é plana, com pequenas colinas levemente onduladas. Cercada de florestas, o centro da cidade é visitado por pássaros silvestres e outros animais.

Devido a seus recursos naturais e sua localização, a cidade está em pleno desenvolvimento. As praias, apesar da dificuldade de acesso (45 km da sede, em estrada parcialmente pavimentada), atraem turistas por serem ótimas para a prática de surf, pesca oceânica e tranquilidade junto à natureza. O litoral de Linhares possui uma unidade do Projeto TAMAR (tartarugas-marinhas), na vila de Regência, por ser um local de reprodução desses animais, especialmente da tartaruga de gigante. O Rio Doce, o maior do estado e um dos maiores da Região Sudeste, tem sua foz no município, e atravessa a cidade de Linhares. O Delta do Rio Doce forma um espetáculo natural que atrai a visita de muitos turistas. Outro atrativo do litoral de Linhares é a Praia de Barra Seca, onde é praticado o naturismo. Na área próxima existe infra-estrutura com pousadas para receber os visitantes.

Scroll to top