As telas pintadas por 40 socioeducandos da Unidade de Internação Provisória da Regional do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, encantaram os visitantes da mostra “Tons e Cores”. A exposição foi realizada nesta quinta-feira (19), dentro da própria unidade, e mostrou a criatividade e o talento dos adolescentes.
A exposição retrata um pouco do trabalho de pintura que é realizado na unidade pelo artista e professor Sidney Rocha no Curso Profissionalizante de Pintura Imobiliária. As telas foram expostas para familiares, funcionários da unidade e convidados.
A abertura do evento foi feita pelo diretor intereducativo Ricardo Rocha. O gerente geral da unidade, Marcos Juny, a gerente do Iases, Silvany Caldeira, e a orientadora educacional, Cleidiane Baesse, tiveram oportunidade de falar sobre o trabalho realizado na regional e sobre a exposição.
Na oportunidade, o professor Sidney Rocha relatou a experiência de trabalhar na unidade e reforçou a importância da arte como uma ferramenta da socioeducação. O professor também explicou que as telas expostas tiveram como inspiração os trabalhos do artista plástico pernambucano Romero Britto, que utiliza pop art e traços típicos do grafite.
Adolescentes agradeceram e homenagearam o professor. “Pintar me deixa muito mais tranqüilo. É uma terapia. Agradeço ao professor Sidney a paciência e o companheirismo de cada dia”, contou um dos alunos do curso.
A exposição contou com a presença do presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Welber Melhorim Ribeiro, da secretária Executiva do Conselho da Criança e do Adolescente, Gina Helena Conceição, da bibliotecária da Biblioteca Municipal, Lorene Félix, e da assessora da Secretaria de Cultura, Luzinete Amorim.
A Secretaria Municipal de Cultura e a de Assistência Social ganharam algumas telas que serão expostas permanentemente nas repartições pública. Além da exposição, alguns convidados tiveram a oportunidade de conhecer outros espaços da unidade e outros trabalhos desenvolvidos com os adolescentes.
Nenhum comentário: