A subsecretária de Desenvolvimento Cristina Vellozo diz que Linhares ajudará o desenvolvimento de varias regiões com seus investimentos
Nos primeiros dez meses deste ano, 60 projetos foram enquadrados no Programa de Incentivo ao Investimento (Invest-ES). Os empreendimentos, que envolvem novos projetos e ampliação e modernização de plantas já existentes, totalizam R$ 12 bilhões e devem gerar cerca de 10 mil empregos em várias regiões do Estado.
Vários projetos já estão em fase de licenciamento ambiental, mas não há a garantia de que todos serão implementados. O pedido para usufruir dos benefícios concedidos pelo Invest-ES tem validade por dois anos. É o tempo que os empreendedores precisam para finalizar a decisao de implantar o projeto.
De todos os projetos listados, o de maior valor e o que mais impactará, em se falando de atração de outras indústrias para os municípios vizinhos, é o polo gás-químico, que será implantado em Linhares. O investimento do projeto é superior a US$ 4 bilhões e será implementado nos próximos 4 a 5 anos.
Transformação
"É um empreendimento de alta tecnologia que vai mudar a realidade da região, com a atração de muitos fornecedores de bens e serviços", destaca a subsecretária de Desenvolvimento, Cristina Vellozo Santos. É um grande projeto e de grande porte e que será implantado a médio prazo e com produção de alto valor agregado.
O projeto será implantado em Linhares, mas a expectativa é que as indústrias fornecedoras da grande cadeia do polo se instalem em municípios vizinhos como Aracruz, Rio Bananal, Sooretama, Marilândia, Rio Bananal e outros, contribuindo para descentralizar o desenvolvimento.
Diversificação
Embora o setor de petróleo e gás ainda seja responsável - e continuará sendo nos próximos anos - pela atração de boa parte dos investimentos, o mapa de desenvolvimento do Espírito Santo está cada vez mais se diversificando e se descentralizando, explica Cristina. E esse é um dos focos da administração estadual.
"O Espírito Santo e suas potencialidades é um segredo que as pessoas contam umas para as outras", revela a subsecretária. Os dirigentes das empresas já estabelecidas contam para os seus fornecedores e os representantes das empresas que estão chegando, também falam das potencialidades do Estado.
A boa localização geográfica do Espírito Santo é um dos atrativos para os investidores. "Temos uma localização privilegiada e somos procurados por empresas que atendem ao Nordeste e também o Sul do país", explica.
Nenhum comentário: