Previsão é de que unidade da CN Auto crie 2,5 mil empregos
A importadora de veículos CN Auto vai instalar uma montadora em Linhares com capacidade de produzir 30 mil carros por ano. O anúncio oficial deve sair até o final de dezembro. Na quinta-feira passada, no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande e executivos da CN Auto assinaram um protocolo de intenções. O investimento estimado é da ordem de R$ 250 milhões.
O empreendimento se instalará numa área de 1 milhão de metros quadrados e vai gerar 2,5 mil empregos diretos. A empresa, que hoje importa da China as vans Topic, da Jinbei, e toda linha Towner de minivans e veículos de carga, da Hafei, ainda não definiu os modelos a serem montados em Linhares.
No protocolo assinado na semana passada, a CN Auto se compromete a promover o treinamento e a capacitação da mão de obra local. A intenção é utilizar trabalhadores da região em toda a linha de montagem. Além disso, a empresa, de acordo com o que foi assinado no protocolo, garante a contratação de fornecedores locais de bens e serviços.
Exigências
A CN Auto também promete empenho para estimular a formação de um polo industrial de fornecedores de autopeças no Espírito Santo.
Para se estabelecer em Linhares, porém, a CN Auto fez algumas solicitações, como a isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) e do IPTU durante a construção e a redução da alíquota de ISS para 2% e a do IPTU pela metade na operação. A empresa também quer apoio do Estado e do município na obtenção das licenças ambientais.
O governo do Estado, em nota, confirmou a assinatura do protocolo, mas não confirmou o nome da montadora. "Foi assinado protocolo de intenções com uma potencial empresa fabricante de automóveis interessada em se instalar no Espírito Santo. A Secretaria de Desenvolvimento informa que todo protocolo de intenção mostra que as partes estão dispostas a colaborar, de acordo com suas possibilidades, para a viabilização do projeto".
Nenhum comentário: