Foto: Thiago Almeida
Quem anda pelas ruas de Linhares já deve ter percebido o aumento de numero de pessoas que vendem CD’s e DVD’s piratas, no centro da cidade a situação é mais delicada ainda.
Vender mídias piratas é crime e quem compra ajuda a propagação da pirataria além de adquirir um produto de péssima qualidade que poderá não funcionar perfeitamente no seu equipamento.
A nossa reportagem andando pelas ruas do centro encontrou vários locais de venda desses produtos piratas principalmente no mercado municipal, em todo o período em que ficamos no local viaturas e motos da policia militar passaram em frente do mercado municipal, mas nenhuma pessoas foi abordada e nem os vendedores se sentiram incomodados com a presença da policia.
Fizemos um teste para saber como acontecia o esquema dos vendedores, nossa equipe chegou a um jovem para comprar DVD de musica normalmente, após solicitar o DVD desejado ele pediu que nos encaminha-se para um local, o jovem nos conduziu a um beco dentro do mercado municipal, após chegar ao local tinha algumas pessoas fazendo compras de CD’s e o vendedor tinha a disposição 4 bolsas com cerca de 1.500 DVD’s piratas.
A cada dia mais pessoas estão trabalhando nas ruas sem qualquer impedimento ou fiscalização dos órgãos competentes, segundo os comerciantes do centro esse tipo comércio esta atrapalhando as vendas das lojas que vendem mídias originais, “as pessoas preferem comprar mídias piratas que comprar uma mídia original que custa muito mais caro” diz uma vendedora.
No Brasil mais de 42% da população utiliza algum produto pirateado. Pirataria é crime é tem pena de 04 anos de prisão ou pagamento de multa.
O mercado da pirataria vem aumentando a cada ano no Brasil e tem sido responsável por gerar muitos empregos informais.
Nenhum comentário: