Featured News


Quinta feira: a noite dos raios em Linhares

Os moradores de Linhares presenciaram na noite dessa quinta-feira (31) um espetáculo da natureza: uma sequência de raios iluminou o céu da cidade por cerca de 25 minutos. Segundo informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Elat, foi registrada a queda de 55 raios na cidade, sendo que 47 deles caíram entre 18h e 20h, principalmente na região central e parte da região sul do município.

Para o Elat, esse número não é considerado alto, mas significativo para uma chuva rápida. Além disso, muitos raios podem não ter sido contabilizados, porque costumam acontecer entre as nuvens e, portanto, não atingem o solo. Esse tipo de raio também causa "clarões" no céu e pode até ser ouvido, dependendo da distância.

Veja mais notícias no Gazeta Online Norte

De acordo com o chefe do Sistema de Informações Agrometeorológicas do Incaper, José Geraldo Ferreira da Silva, a chuva foi provocada pela alta temperatura durante todo o dia. Nessa quinta-feira (31), em Linhares, fez 32º C, mas a sensação térmica era de 35ºC. Segundo José Geraldo, o município tem bastante umidade, por causa das lagoas, e com o calor, houve uma evaporação da água e formação de nuvens de forma acelerada.

"Quando a formação da nuvem acontece assim, a chuva é de alta intensidade e de curta duração, com possibilidade de raios e granizo. O que vimos ontem foi um espetáculo de raios provocados por nuvens que se formaram rapidamente pelo calor, e essas nuvens têm a característica de serem agitadas em seu interior, o que provoca as descargas elétricas", explica.

Previsão

O Elat não pode prever com precisão se haverá outra sequência de raios para os próximos dias em Linhares. Mas segundo o Grupo, as regiões Sul do Estado e da Grande Vitória apresentam maior incidência de raios do que a região Norte.

Saiba o que fazer em dias de temporal:

Em dias de temporal, as pessoas devem ficar longe de postes de iluminação, árvores, cercas de arame farpado e, se estiver na água (praia ou piscina), sair imediatamente ao menor indício de raios ou trovões. Segundo informações do Elat, a água do mar é altamente condutora de eletricidade e raios que ocorram no oceano até 5 Km de distância podem provocar choques elétricos nas pessoas. Até mesmo ficar perto do mar é perigoso. Deve-se evitar locais onde você seja o objeto mais alto em relação ao chão.

Ainda de acordo com o Elat, evite falar ao telefone, principalmente os fixos com fio, pois o fio transporta a corrente elétrica de um raio. É sempre recomendável utilizar, dentro de casa, o telefone sem fio. Os aparelhos eletrônicos também devem ser desligados da tomada, para evitar que eles queimem e até mesmo provoquem incêndio no caso da ocorrência de um raio muito próximo e intenso.

O Elat também informa que é perigoso ficar em local descampado, como os campos de futebol, pastagens, estradas, montanhas e à beira de lagos. Procurar abrigo debaixo de árvores também é um erro muito comum e pode ser fatal. Se não for possível entrar em uma casa, é melhor ficar agachado no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos. Os automóveis também são locais seguros, mas é preciso manter as janelas fechadas ou parcialmente abertas. Carros, ônibus e aviões são objetos metálicos e, por isso, o raio não consegue penetrar neles. Mas ficar do lado de fora ou próximo a esses objetos é perigoso, pois deles há possibilidade de partirem descargas elétricas indiretas que podem provocar ferimentos ou até mesmo morte.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top